segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Proteção solar - parte 1

 Proteja-se no verão


 Com o verão chegando, vamos iniciar uma série de publicações a respeito de proteção solar.

 Para começar, vamos falar sobre a quantidade correta para ser usada do protetor. Muitas pessoas se queixam que o filtro solar não protegeu adequadamente e deixou queimar . Por que será que isso aconteceu?

 Em primeiro lugar, para o filtro solar ser eficaz, deve dar uma cobertura mínima de 1 mm de espessura sobre toda a pele, para tal, devemos aplicar uma quantidade de 2 mg/cm2 de forma uniforme. Ou seja, para um adulto de 70 quilos e 1,70 de altura, deveria aplicar de 35 a 40 gramas do produto. Neste momento você deve estar me perguntando: "Mas como é que faço estas contas na correria da praia, tentando aplicar o filtro nas crianças que não querem parar quietas e esperar para entrar no mar?"

É realmente bem difícil. Principalmente quando se é mãe e precisa aplicar em todos rapidinho e se sobrar um tempo, aplicar em si mesma durante o caminho até o mar.

 Para facilitar é que foi criada a regra da colher de chá. Ou melhor, a quantidade boa para ser aplicada corresponde a uma colher de chá do protetor para a área da cabeça, uma colher para cada braço, duas colheres para o tronco e duas para cada coxa e perna.

  Mãe leva chapéu, boné para todos, camiseta, toalha, lanchinho, água, repelente, raquete, peteca, bola, brinquedos, fraldas, etc. Basta olhar o tamanho da bolsa de praia da mãe para saber o quão prevenida ela é. Tudo bem que mãe é prevenida, mas quem leva colher de chá na praia?

  Se ainda assim for difícil o cálculo, então o melhor mesmo é aplicar o fotoprotetor em duas camadas, uma seguida à outra para garantir.

 Afinal, a aplicação inicial é a responsável pelo sucesso da proteção. A reaplicação deverá ser feita após o tempo determinado pela formulação. Em geral é após duas horas, sendo que alguns protetores resistem mais tempo, resistem ao suor e à água.

  A Sociedade Portuguesa de Dermatologia recomenda o uso de fator de proteção mínimo de 30. Nas próximas publicações vamos explicar a escolha do fator de proteção solar e o chamado ppd. Cuide-se e até lá.

Sem comentários:

Enviar um comentário