segunda-feira, 23 de março de 2015

Micoses

Ácido úrico aumentado x micose nos pés


Muitos pacientes chegam até mim falando:“Eu tenho ácido úrico aumentado, por isso meu pé descama.”Será que isto é realmente verdade ou um mito?


Ácido úrico aumentado não causa descamação nos pés.

O aumento do ácido úrico no sangue (hiperuricemia) pode desencadear uma doença chamada de gota. Formam-se pequenos cristais que se depositam em vários locais do corpo, como nas articulações, levando a surtos dolorosos, principalmente nos joelhos, tornozelos, calcanhares e dedos do pé.  Esta artrite mais comum no primeiro dedo do pé causa um avermelhamento da pele com uma dor extrema “em agulhadas”. Ainda bem que nem todas as pessoas com hiperuricemia desenvolverão gota, que é uma doença de caráter hereditário e afeta mais homens adultos com excessiva ingestão de bebidas e alimentos ricos em purina (cerveja, carne vermelha, frutos do mar, sardinha, salmão, e miúdos), mulheres na pós-menopausa e em pessoas com doenças renais.

Então o que causa esta descamação?

Fungos Dermatófitos
Fonte: Micoses Superficiais e Cutâneas
Por outro lado, uma doença comum que causa descamação nas plantas dos pés é a micose ou cientificamente chamada de Tinea pedis. Trata-se de uma infecção superficial da pele causada geralmente por fungos dermatófitos. 
Acomete frequentemente os pés e muito raramente as mãos.
Aparece com descamação e pele esbranquiçada úmida no meio dos dedos, até com rachaduras e fissuras bem dolorosas, as “frieiras”.  Pode apresentar pequenas bolhinhas, chamadas de vesículas contornando a planta dos pés ou uma simples descamação na região plantar com leve prurido, referida por muitos pacientes: “aquela coceirinha gostosa”.
Muitas vezes pode estar associada a uma alteração da coloração (amarela ou acastanhada) e aumento da espessura das unhas, que é a micose ungueal ou onicomicose. Esta, apesar do tratamento ser mais demorado, deve ser tratada também; não só pela aparência desagradável da unha, mas pelo risco de ser uma porta de entrada para outras infecções piores como a erisipela.


Como evitá-la?

A micose é mais comum nos meses de verão ou em pessoas com sudorese aumentada nos pés ou que ficam com os pés sempre fechados por sapatos e meias abafadas. Isto porque os fungos adoram um ambiente úmido. Muitas mães se queixam dos filhos que não querem tirar aquele tênis preferido que usam todos os dias. Não é chatice da mãe não. Os tênis e sapatos devem ser alternados e ficarem para tomar sol ou ventilar quando não estão sendo usados. O melhor é usar meia de algodão o menos sintética possível para absorver a umidade dos pés. Sempre que possível usar sandálias ou sapatos arejados.

Outras maneiras de se evitar pegar estes moradores indesejáveis nos pés é usar chinelos em clubes e academias. Secar bem os pés após o banho com toalha ou papel e, para aqueles com dificuldade de secar os pés direitinho, uma dica é secar com secador de cabelos entre os dedos.

Sem comentários:

Enviar um comentário