quinta-feira, 23 de março de 2017

Problemas nos pés

Sabendo identificar problemas diversos nos pés


 Duas alterações nas plantas dos pés que confundem não só pessoas leigas, mas também muitos médicos são as verrugas plantares ou popularmente chamadas de olho de peixe e os clavus e calos nas plantas dos pés.

 As verrugas têm causa viral e apresentam pequenos pontos pretos na sua superfície como explicado em outra publicação; aliás, foi esta a primeira postagem que deu inspiração ao surgimento deste blog: esclarecer as dúvidas das pessoas e pacientes.
 Já os clavus são lesões que crescem para dentro da pele dos pés devido à pressão e peso do corpo sobre os pés. Eles são da cor da pele normal e não apresentam os pontos pretos anteriores das verrugas.  Doem bastante como verdadeiros pregos nos pés e só se resolvem quando o atrito é retirado.

 Pés que suam muito apresentam a chamada hiperhidrose, ou funcionamento exagerado das glândulas de suor. Estes pés sempre úmidos podem desenvolver fungos nas plantas ou entre os dedos. Esta micose na planta dos pés pode aparecer como pequenas bolinhas de água ou vesículas principalmente na margem que contorna os pés. 


 Mas há outras alterações que podem surgir com pequenas bolinhas e descamação, a dermatite de contato ou alergia. Alergia esta causada por borracha de sandálias ou tênis ou couro e tinta de sapatos. Para diferenciá-las é preciso ver se as lesões estão bem no lugar onde o sapato encosta ou não; e fazer um exame micológico direto para identificar se há um fungo.


 Outra alteração que dá descamação plantar é a psoríase. Mas esta doença de pele apresenta uma descamação bem mais espessa, branca como descamação de cêra de vela e de tão grossa, o pé pode rachar e ter fissuras muito doloridas.


 Além da psoríase, o próprio fato de andar de sandália ou chinelo aberto com muito atrito leva ao ressecamento intenso e espessamento da pele plantar com rachaduras e fissuras. Neste caso um bom creme hidratante com ureia à noite com uma meia após para maior penetração deve melhorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário