terça-feira, 29 de setembro de 2015

Toxicologia Cosmética II

Aprenda a ler a composição do cosmético


 Muitos cosméticos podem apresentar componentes que causam danos à saúde e à pele. 

 Em outra publicação falamos sobre substâncias com ação de hormônio feminino como os Parabenos  e o 4-MBC (4-Metilbenzilideno Cânfora) presente nos filtros solares.

 Hoje vamos falar sobre os derivados do petróleo como o óleo mineral e a vaselina.

 O óleo mineral é um agente causador de alergias como a dermatite de contato ou eczema e acne. 

 Além disso, pode apresentar um contaminante que é o 1,4-Dioxano. Este componente ainda não está restringido pelos órgãos governamentais brasileiros e ainda é considerado legal. Mas é um composto que penetra a pele rapidamente e é considerado um agente cancerígeno pelo “National Toxicology Program” nos Estados Unidos. Estudos mostraram sua relação com câncer na pele e no fígado de camundongos. Pesquisadores japoneses também demonstraram que esta substância pode desencadear tumores no fígado.

 O que é assustador é que encontramos esta substância contaminando sabonetes para bebês, loções corporais, relaxantes capilares, hidratantes faciais e cremes para os olhos.

 Outra substância causadora de alergias é o Propilenoglicol. Ele é usado muitas vezes para solubilizar o cosmético, mas acaba gerando irritação na pele e sensibilização. É preferível encontrar na composição Glicerina ao invés de Propilenoglicol.

 Os conservantes dos cosméticos são responsáveis por cerca de 40% das alergias. Outro perigo são os conservantes que liberam uma substância chamada formaldeído causador de câncer. Como exemplo destes conservantes temos: Quatérnio -15,Diazolidinil Uréia, Imidazoliidinil Uréia, DMDM Hidantoína.

 Agentes antimicrobianos presentes nos produtos antissépticos como o Triclosan também podem desencadear alergias.

 Os perfumes e corantes que tornam os cosméticos atraentes também são responsáveis pelas alergias. 

 O pior é descobrir que muitos corantes estão contaminados por metais pesados.

 Vamos resumir como encontramos numa caixa de cosmético:

 Parabenos- Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben, Butylparaben.

Triclosan- ou 5-chloro-2-(2,4-dichlorophenoxy)phenol.

Filtro solar- Methylbenzylidene Camphor

Derivado do petróleo – Ethoxylated PEG, Mineral Oil.

Corantes proibidos- Aí fica complicado, só consultando a lista da Anvisa :RESOLUÇÃO - RDC Nº 44, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 “Lista de substâncias corantes permitidas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes” .

Vocês acham que é fácil ficar saudável? Nem eu sei a lista de cor, procuro ficar atenta às composições quando consigo enxergar. Atualmente elas estão cada vez menores. Se vocês encontrarem alguém de Lupa olhando os rótulos em alguma loja por aí sou eu...

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Onde reencontrar a sua vida

Onde reencontrar a sua vida


Você acorda de manhã sem vontade de se levantar da cama e recomeçar um novo dia. Toma o café sem perceber o quê está comendo e se veste no "automático" e sai para trabalhar.

O céu está cinza, o ar muito seco e a garganta dói. A voz não sai direito há mais de dois meses e nenhum médico descobre o porquê.

Fica parado no congestionamento por horas e sabe que não tem jeito: vai se atrasar e haverá reclamações.

No caminho, os músculos vão ficando mais tensos e as dores no corpo aumentam. Conclusão: mais remédios para conseguir enfrentar a jornada.

Mas um dia a vida lhe traz uma grande e inesperada mudança. Você precisa viajar para o outro lado do Atlântico e ajudar a resolver uns problemas do filho que lá se encontra.

A viagem não é fácil. Logo que entra no avião, o primeiro aviso do piloto é de que farão uma rota nova, porque há um furacão neste momento no caminho.

São mais de dez horas encolhida na classe econômica entre aperte os cintos e turbulências.

Mas afinal chega ao seu destino. Cansada da viagem mal dormida, não tem nem tempo de descansar e deve carregar as malas, fazer mudança, arrumar o local onde vai se instalar.

Tudo é novo. As regras e leis são novas e você deve aprender a se ambientar.

Pega um ônibus, que se chama auto-carro, errado e dá a volta na cidade toda. Mas não fica nervoso, ao contrário, espera pacientemente e começa a observar ao redor.

As pessoas se cumprimentam dentro do ônibus, sorriem e querem se ajudar.

Uma senhora de idade se levanta para outra mais debilitada ainda se sentar. Um conhecido do trabalho pergunta sobre a família do colega. O motorista informa com tranquilidade o caminho ao estrangeiro que não fala bem a língua. 

Olha pela janela e percebe o céu num azul tão claro como nunca tinha visto. O ar não está poluído e a garganta não está mais sufocada.

Mesmo sem saber onde desceu do ônibus, caminha sem pressa, percebendo os detalhes do lugar. Um gato que olha da janela atento, as crianças que brincam de super-heróis na escola, as flores numa varanda cuidada com esmero. 

Quando vai ao mercado conversa com as pessoas que plantaram e colheram o alimento. E esta comida tem outro sabor. Sabor do amor que estes pequenos agricultores colocaram na sua colheita. E come saboreando a cada pedacinho sentindo que este alimento natural tem poder de cura. 

Dia-a-dia conhece gente boa e volta a acreditar que se pode confiar nas pessoas.

Aos poucos vai abandonando tantas medicações e percebe que está apaixonada por este lugar. Lugar aonde nunca pensou ir nem existir. Enfim chegou ao que a alma chama de lar.

A experiência de uma nova realidade trouxe consigo um novo estilo de vida, uma nova alimentação, sentimentos, ideias e comportamentos renovados. Eu passei a ter consciência do meu próprio ser e das minhas verdadeiras necessidades.

Na verdade, não é preciso ir tão longe para ser feliz e sentir-se em casa. É preciso parar o que estamos fazendo e repensar nas nossas atitudes automáticas diárias. Muitas vezes este processo de cura física, mental e espiritual está muito perto de nós.

É necessário apenas tomar consciência de nós mesmos.

Viver e desfrutar da vida com olhares e comportamentos diferentes. Prestar atenção às coisas pequenas que nos fazem felizes e não valorizar tanto as situações ruins. Criar novos hábitos alimentares, preparando nossa própria comida com carinho, procurando alimentos naturais e saudáveis com uma boa energia de cura. Por último, conversar e ouvir mais as pessoas.

Viva mais presente e consciente.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Toxicologia cosmética I

Componentes tóxicos de cosméticos

O perigo por trás dos cosméticos                                                                                 
 O mercado cosmético teve um crescimento médio de 10,9% nos últimos 12 anos. 

 A utilização de tecnologia de ponta e o aumento da produtividade favoreceram a grande oferta de produtos.

  Quase todos os dias vemos novos lançamentos que prometem conservar a juventude.  Ainda, houve uma grande expansão na procura de cosméticos para o público masculino e adolescente. Mas este aumento no consumo de cosméticos também gerou um aumento nos casos de alergia e contaminações.

  Em especial é a época da adolescência, que é um período de muitas mudanças nos sistemas hormonal, reprodutivo, imunológico e sanguíneo. Os adolescentes neste período de crescimento rápido, tornam-se muito sensíveis à ação de substâncias químicas tóxicas ou com ação hormonal.

 Estudos mostraram que adolescentes estavam contaminados por 16 compostos químicos comumente achados nos cosméticos como os ftalatos, triclosan, parabenos e musks.

 Os parabenos são usados como conservantes de cosméticos e podem ter ação hormonal como já falamos na matéria “ Ação de hormônios feminilizantes”. 

 O Triclosan é usado como agente antimicrobiano e pode desencadear alergia na pele.

 Sprays capilares usados por gestantes continham Ftalatos na sua composição e desencadearam má-formação no aparelho genital masculino do bebê chamada de hipospádia.
Estes Ftalatos agiam bloqueando o hormônio masculino e afetavam até o desenvolvimento cerebral destes bebês.

 O público consumidor está cada vez mais consciente do que deseja comprar. Os laboratórios por sua vez buscam melhorar a oferta.

 As novas tendências mundiais para os cosméticos tentam substituir estas substâncias ruins por outras mais seguras. 

 Como exemplo, produtos sem tantos conservantes, sem parabenos, sem derivados do petróleo, filtros solares como o Tinosorb, produtos orgânicos certificados que utilizam corantes e pigmentos naturais. 

 E é papel de um consumidor consciente ainda procurar produtos sem testes realizados em animais.

 Nas próximas matérias vamos ensinar como ler e entender os rótulos e composições dos cosméticos.

 Ao final, você leitor querido estará sabendo o quê realmente deseja comprar.


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

O que há de novo?

Sabonetes para pele oleosa ou acnéica



 A emulsão limpadora Acniben Rx  pode ser usada para lavar o rosto de peles oleosas ou acnéicas muito sensíveis que não suportam um sabonete agressivo. As pessoas com rosácea e peles sensibilizadas por procedimentos também se beneficiam com esta emulsão, uma vez que possui substâncias calmantes como a betaína, complexo calmactive e ácido hialurônico que auxilia na hidratação cutânea.

                                                   

 Ainda, um membro da linha Effaclar de sabonetes, a barra de alta tolerância, para este mesmo fim. Composto de ácido salicílico e PCA de Zinco que hidrata e controla as glândulas sebáceas, além de base vegetal, sem perfume para não causar alergias.



 Já as peles muito oleosas podem se beneficiar com o Gel concentrado Desincrustante da Effaclar que além do ácido salicílico e do gluconato de Zinco, tem LHA que auxilia na renovação celular.



 O Normaderm limpeza 3 em 1 composto por ácido glicólico, salicílico, gluconato de Zinco e argila pode ser usado como esfoliante na lavagem de peles muito oleosas e acnéicas, ou como máscara 1 vez por semana 3 minutos para realizar uma leve descamação como um peeling, eliminando cravos e ajudando a fechar os poros. Outra máscara esfoliante desincrustante é a Cleanance Mask composta por ácido glicólico, salicílico, monolaurina e água termal.

 O Dermotivin brush é o mesmo bom sabonete líquido para lavar o rosto sem causar ressecamento excessivo, acompanhado de uma escova de cerdas de silicone suave na ponta que faz uma leve esfoliação mecânica, sem machucar a pele. É composto por extratos de Calêndula e Aloe Vera que controlam a oleosidade.




 Ainda da mesma linha, o Dermotivin Control agora também em lenços umedecidos, práticos para levar e remover o brilho e a oleosidade exagerada no meio do dia, sem a necessidade de lavar o rosto. 
 O mesmo pode ser dito das folhas antibrilho da linha Secatriz, que removem a oleosidade e o brilho sem removerem a maquiagem.


 Da mesma linha Secatriz o sabonete gel líquido isento de ácido salicílico que pode ser aplicado para lavar o rosto de gestantes com acne ou oleosidade. Na sua composição estão o ácido glicólico, extrato de Hamamélis, de Calêndula e Arnica.


 O sabonete Glycare também não contém ácido salicílico. Ao invés disso possui ácido glicólico na sua composição que faz uma renovação celular sem irritação da pele.





O que há de novo?

Sabonetes para pele oleosa ou acnéica


 A emulsão limpadora Acniben Rx  pode ser usada para lavar o rosto de peles oleosas ou acnéicas muito sensíveis que não suportam um sabonete agressivo. As pessoas com rosácea e peles sensibilizadas por procedimentos também se beneficiam com esta emulsão, uma vez que possui substâncias calmantes como a betaína, complexo calmactive e ácido hialurônico que auxilia na hidratação cutânea.

                                                   

 Ainda, um membro da linha Effaclar de sabonetes, a barra de alta tolerância, para este mesmo fim. Composto de ácido salicílico e PCA de Zinco que hidrata e controla as glândulas sebáceas, além de base vegetal, sem perfume para não causar alergias.


 Já as peles muito oleosas podem se beneficiar com o Gel concentrado Desincrustante da Effaclar que além do ácido salicílico e do gluconato de Zinco, tem LHA que auxilia na renovação celular.


 O Normaderm limpeza 3 em 1 composto por ácido glicólico, salicílico, gluconato de Zinco e argila pode ser usado como esfoliante na lavagem de peles muito oleosas e acnéicas, ou como máscara 1 vez por semana 3 minutos para realizar uma leve descamação como um peeling, eliminando cravos e ajudando a fechar os poros.

 O Dermotivin brush é o mesmo bom sabonete líquido para lavar o rosto sem causar ressecamento excessivo, acompanhado de uma escova de cerdas de silicone suave na ponta que faz uma leve esfoliação mecânica, sem machucar a pele. É composto por extratos de Calêndula e Aloe Vera que controlam a oleosidade.



 Ainda da mesma linha, o Dermotivin Control agora também em lenços umedecidos, práticos para levar e remover o brilho e a oleosidade exagerada no meio do dia, sem a necessidade de lavar o rosto.
 O mesmo pode ser dito das folhas antibrilho da linha Secatriz, que removem a oleosidade e o brilho sem removerem a maquiagem.


 Da mesma linha Secatriz o sabonete gel líquido isento de ácido salicílico que pode ser aplicado para lavar o rosto de gestantes com acne ou oleosidade. Na sua composição estão o ácido glicólico, extrato de Hamamélis, de Calêndula e Arnica.


 O sabonete Glycare também não contém ácido salicílico. Ao invés disso possui ácido glicólico na sua composição que faz uma renovação celular sem irritação da pele.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A última gota d’água


Foto de Portugal
 Alguém de São Paulo quando passa e fica parado no trânsito nas Marginais já reparou no rio? A maioria das pessoas fecha a janela pelo cheiro ruim e nem olha para o rio.

 Nós somos cerca de 70% feitos de água. Água é a molécula mais importante do nosso corpo e não damos o devido valor a ela, de onde vem e o quanto a usamos.

 Infelizmente até hoje houve uma cultura do desperdício, porque não somos informados o corretamente de sua falta e mantemos a impressão de que nunca acabará a água.

 O nosso consumo de água por pessoa é de 140 a 200 litros por dia, enquanto a ONU fala em consumo ideal de 100 litros por dia.

 Em estados de crise de água a população faz o seu papel de economizar, mas basta alguma chuva para esquecer-se de poupá-la e voltamos ao desperdício.

 No Estado de São Paulo 60% da água disponibilizada é perdida nas redes públicas em encanamentos antigos com vazamentos e 40%  é perdida em ligações clandestinas.

 Além disso, a água se tornou um meio de ganhar dinheiro. Além de aumentar muito seu custo, as ações da Sabesp para investidores nacionais e estrangeiros são muito lucrativas. Então não compensa informar como estão seus níveis.

 Mesmo após as chuvas de março deste ano o seu nível está abaixo do crítico, semelhante ao encontrado no Ceará. Por exemplo, níveis críticos de disponibilidade de água seriam de 1500 metros cúbicos por habitante por ano e temos na região metropolitana níveis de 201 m3/hab/ano. 

 Além de níveis críticos de disponibilidade de água, temos a maior concentração de habitantes nesta região necessitando usar esta pouca água. 

 Mas como com tantos rios grandes percorrendo a região? A resposta é simples: esta água é imprópria ao uso, muito poluída.

 Há projetos de despoluição dos rios Tietê e Pinheiros desde a década de 80 com muito dinheiro gasto e quase nenhum resultado observado.

 Além disso, a ocupação de áreas de proteção de mananciais está prejudicando ainda mais esta água disponível.

 Mas então o quê a população pode fazer antes que a última gota de água se vá? 

 Cobrar das autoridades informação e medidas efetivas e continuar cuidando da água como jóia rara que não pode ser desperdiçada. Economizando mesmo após chover, mesmo quando as notícias de falta d'água desaparecem dos jornais.