terça-feira, 29 de setembro de 2015

Toxicologia Cosmética II

Aprenda a ler a composição do cosmético


 Muitos cosméticos podem apresentar componentes que causam danos à saúde e à pele. 

 Em outra publicação falamos sobre substâncias com ação de hormônio feminino como os Parabenos  e o 4-MBC (4-Metilbenzilideno Cânfora) presente nos filtros solares.

 Hoje vamos falar sobre os derivados do petróleo como o óleo mineral e a vaselina.

 O óleo mineral é um agente causador de alergias como a dermatite de contato ou eczema e acne. 

 Além disso, pode apresentar um contaminante que é o 1,4-Dioxano. Este componente ainda não está restringido pelos órgãos governamentais brasileiros e ainda é considerado legal. Mas é um composto que penetra a pele rapidamente e é considerado um agente cancerígeno pelo “National Toxicology Program” nos Estados Unidos. Estudos mostraram sua relação com câncer na pele e no fígado de camundongos. Pesquisadores japoneses também demonstraram que esta substância pode desencadear tumores no fígado.

 O que é assustador é que encontramos esta substância contaminando sabonetes para bebês, loções corporais, relaxantes capilares, hidratantes faciais e cremes para os olhos.

 Outra substância causadora de alergias é o Propilenoglicol. Ele é usado muitas vezes para solubilizar o cosmético, mas acaba gerando irritação na pele e sensibilização. É preferível encontrar na composição Glicerina ao invés de Propilenoglicol.

 Os conservantes dos cosméticos são responsáveis por cerca de 40% das alergias. Outro perigo são os conservantes que liberam uma substância chamada formaldeído causador de câncer. Como exemplo destes conservantes temos: Quatérnio -15,Diazolidinil Uréia, Imidazoliidinil Uréia, DMDM Hidantoína.

 Agentes antimicrobianos presentes nos produtos antissépticos como o Triclosan também podem desencadear alergias.

 Os perfumes e corantes que tornam os cosméticos atraentes também são responsáveis pelas alergias. 

 O pior é descobrir que muitos corantes estão contaminados por metais pesados.

 Vamos resumir como encontramos numa caixa de cosmético:

 Parabenos- Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben, Butylparaben.

Triclosan- ou 5-chloro-2-(2,4-dichlorophenoxy)phenol.

Filtro solar- Methylbenzylidene Camphor

Derivado do petróleo – Ethoxylated PEG, Mineral Oil.

Corantes proibidos- Aí fica complicado, só consultando a lista da Anvisa :RESOLUÇÃO - RDC Nº 44, DE 9 DE AGOSTO DE 2012 “Lista de substâncias corantes permitidas para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes” .

Vocês acham que é fácil ficar saudável? Nem eu sei a lista de cor, procuro ficar atenta às composições quando consigo enxergar. Atualmente elas estão cada vez menores. Se vocês encontrarem alguém de Lupa olhando os rótulos em alguma loja por aí sou eu...

Sem comentários:

Enviar um comentário