segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Alimentos funcionais

Gengibre (Zingiber officinale) 



 O gengibre é uma planta herbácea nativa do Oriente, aclimatada no Brasil, muito utilizada na fabricação de bebidas, pães, bolos, geleias e para realçar o sabor de alimentos reduzindo a necessidade do sal. Tem um sabor picante e energia quente.

 As partes da planta utilizadas são os caules (os rizomas) e o óleo.

 Os rizomas, ou caules subterrâneos, contêm os ativos, ou óleos voláteis: gingerol e shogaol. O shogaol resulta da secagem do gengibre e é duas vezes mais potente do que o gengibre fresco.

 Trabalhos científicos mostraram suas atividades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, antiemética, antibacteriana e anti-viral. Por estimular a liberação de enzimas e promover o esvaziamento gástrico, é usado no tratamento de náuseas e vômitos em diversas patologias.

 Estudo dinamarquês mostrou que o consumo de 1g de gengibre ao dia aliviava náuseas e vômitos. Mas para este efeito antinauseante devido ao gingerol, é necessário mastigá-lo cru em pequenos pedaços ou tomar o chá de gengibre.

 A quantidade ingerida diária para a saúde recomendada seria de 15g ao dia de gengibre cru ou 40g cozido.

 O ólleo essencial do Gengibre é usado ainda em aromaterapia como estimulante da memória e afrodisíaco em massagens em 50 gotas diluídas em 100 ml de óleo vegetal ou num aromatizador com 9 gotas.

 Também ajuda a abaixar a febre como anti-térmico e na dor de dente, usado em compressas em 5 gotas do óleo essencial diluídas em meio litro de água.

 Utilizado em vaporização para limpeza profunda da pele.

 É usado há muitos anos na medicina tradicional Chinesa e na Ayurvédica da Índia, auxiliando em distúrbios estomacais e digestivos. A raiz tem ativos que melhoram a circulação; então médicos chineses e indianos o indicam para pés e mãos frias. 

 Na Índia o chá feito com a fervura da raiz adicionada a 3 gotas de limão e uma pitada de sal marinho, tomado 30 minutos antes das refeições promove uma boa digestão e alívio da flatulência.  

 Pelas suas ações anti-inflamatória e antirreumática, pode ser usado em massagens para dores musculares e reumatismo. O óleo essencial do gengibre promove um aquecimento do local com alívio da dor.

 O gengibre possui atividade anti-viral e anti-inflamatória e é usado em quadros virais e respiratórios como resfriados, rouquidão, dor de garganta, tosse e secreção. Em inalador diluído 2 gotas no óleo vegetal e depois colocado na água  é expectorante e o chá com fervura da raiz associado ao alho, casca de canela e depois de pronto uma colher de mel de eucalipto é bom nestes casos.

Sem comentários:

Enviar um comentário