segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Pegada Ecológica

Você sabe o que é pegada ecológica?


 Sabe calcular a sua?

 Simplificando este assunto tão complexo de sustentabilidade, pegada ecológica significa pegar todos os recursos naturais que nós usamos (como comida, energia, transporte) e quanto gastamos destes recursos e quanto o nosso planeta levaria para regenerar e repor estes mesmos recursos.

 Parece difícil?

 Vamos dar um exemplo. Durante esta crise da água, muitas pessoas principalmente comerciantes começaram a usar copos descartáveis para economizar a água da lavagem. Na realidade o que fizeram foi aumentar o desperdício de água. 

 Como? É que no processode fabricação de copos plásticos descartáveis se gasta o dobro de água do que ao lavar copos de vidro. Então a cada copo jogado no lixo é como se jogasse 3 de água. Isso sem contar a produção de gases de efeito estufa.

 Nós gastamos em recursos naturais em um ano aproximadamente o que a Terra levaria 1 ano e meio para se recuperar. Então estamos gastando já recursos do futuro. Gastamos mais do que poderíamos. É como se estivéssemos sempre entrando no cheque especial e no final não vamos conseguir pagar a conta.

 E a conta são as espécies de animais e plantas que vão morrendo e desaparecendo extintas para sempre. Isso é dizer que a biodiversidade de espécies está diminuindo muito.

 Sabe aquela fala de que na época da minha avó as coisas duravam e hoje em dia são feitas para quebrar? Pois bem, esta necessidade de substituir os nossos bens quebrados por outros novos ao invés de consertá-los (e muitas vezes o conserto sai mais caro que o novo), piora o problema. A necessidade de mostrar o celular do momento também acaba por diminuir a biodiversidade das espécies.

 Neste momento você pode pensar: “Mas o que eu tenho que ver com estes animais que nem conheço?” 

 No mundo não estamos sós. Estamos unidos ao meio ambiente e a todos os seres vivos, seja animal ou vegetal. Os distúrbios que afetam um, afetam a todos. 

 O desequilíbrio ecológico traz novas doenças. Por exemplo a malária que aumentou com o desmatamento das florestas e o vetor causador atingiu as pessoas que lá foram residir.

 Se você tem interesse em calcular a sua pegada ecológica, entre no http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Como resgatar a humanidade do homem

Uma visão antroposófica


 O corpo humano pela medicina antroposófica é uma mistura das florestas, das montanhas e dos animais.
 
 Vamos tomar como exemplo a movimentação de uma criança nas diferentes fases de desenvolvimento. O recém-nascido se movimenta como um peixinho. Aos 3 meses como um anfíbio.

 À medida que se desenvolve e o tônus muscular vai aumentando da cabeça aos pés, aos 7 meses ele se mexe como um réptil e aos 8 meses como um mamífero, quando já cruza braços e pernas. Aos 11 meses consegue ficar de cócoras como um primata.

 Ao longo de seu desenvolvimento o homem passa por todos os ganhos das outras espécies animais, exceto pelo fato de que ao ganhar o intelecto, perde alguns sentidos como o olfato e a audição. Muitos, porém, perdem muito mais: as características humanas.

 Além da natureza animal, o homem tem dentro de si a natureza vegetal. A natureza vegetal dentro do homem é a capacidade de crescer e se regenerar.

 A natureza mineral do ser humano são as coisas que nos endurecem não só o corpo, mas também a mente. Quando deixamos a criatividade e sonhos de lado, quando deixamos de nos abrir ao novo, quando deixamos os preconceitos nos dominar. A morte acontece quando nosso lado mineral vence.

 Assim, concluímos que o homem, os animais e as florestas fazem parte da mesma essência, da mesma Gaia (Terra) e se destruirmos um deles afetaremos a todos, correndo o risco de todos morrerem.

 Mas por que mesmo sabendo disso alguns homens resolvem destruir o bem mais importante dentro de si que é a característica de ser humano? Como algumas pessoas se desumanizam?

 O que caracteriza o ser humano é o fogo interno ou seu espírito.

 A criança, por exemplo, é quente, faz febre com facilidade, não sente frio ao entrar no mar gelado, movimenta-se o tempo todo. Quando envelhecemos, a tendência é nos tornarmos mais frios, mais sedentários, observadores. É o caminho da consciência. E assim é a vida: caminha do lado metabólico, do movimento da infância para o lado da consciência do adulto.

 O adulto para não se tornar frio, deve transformar o calor físico em cordialidade. Desta forma consegue manter o calor do ambiente com o próprio coração. Este calor não pode ser medido com o termômetro, mas sim numa medida de empatia, de acolhimento ao próximo.

 Infelizmente algumas pessoas se desumanizam porque perdem este fogo interno e se tornam pessoas frias. Não se preocupam nem com os animais, nem com o meio ambiente, nem com o meio onde vivem, muito menos com o próximo.  Muitas se descuidam de si mesmas. Deixam de amar e adoecem. 

 "A cura na Antroposofia, não depende apenas de remédios, mas também da relação harmônica entre o indivíduo e o mundo que o cerca."

 Para alguns, a busca pelo sucesso está acima de tudo e de todos e a pessoa se esquece de viver e ser feliz na simplicidade do lugar onde vive.

 O nosso planeta não necessita de mais pessoas famosas ou de sucesso. Precisa de pessoas humanas, mais pacientes e compreensivas, com compaixão pelo próximo, pacifistas, com coragem moral, com a capacidade de amar e transformar a Terra num planeta bom de ser habitado.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Alimentos funcionais

Alho (Allium sativum)


 Erva pequena em bulbos ou “dentes”, de odor característico forte.

 Apesar de muito conhecido como um tempero, era usado como verdadeira medicação no antigo Egito como fortalecedor. As pessoas e escravos que o comiam  eram mais fortes.

 Os principais componentes com atividade biológica do alho são:

 Aliina: com possível atividade de reduzir a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue. Ainda é um antioxidante.

 Ajoeno: além da ação de reduzir a pressão, previne coágulos e dilata os vasos; antibiótico e anti-inflamatório.

 Alicina: antiviral, antibiótico (reduz o crescimento de bactérias) e antifúngico. Responsável pelo cheiro forte e pelas principais funções do alho. Varre os radicais livres do organismo.

 Alil mercaptano: reduz níveis de colesterol.

 S-alil-cisteína: é um aminoácido protetor para o câncer.
  
 Sulfeto dialil: reduz o colesterol.

     Os componentes sulfurados anticarcinogênicos do alho só estão presentes e têm ação quando o alho é amassado, partido ou triturado. Assim, após triturá-lo deve-se esperar em repouso uns 10 minutos para aquecê-lo ou consumi-lo cru.

    Então o alho é um alimento funcional porque previne doenças cardiovasculares, reduzindo a fração ruim do colesterol, o LDL, além dos triglicerídeos. Além disso, ele melhora a circulação por ser um vasodilatador, reduz a pressão sanguínea e diminui a formação de trombos. E possui na sua composição o Selênio, um potente antioxidante.
   
    Muito antiga e conhecida é a sua função de matar verminoses intestinais, melhorar doenças virais e respiratórias, como expectorante a anti-asmático.

     Várias pessoas utilizam topicamente sobre micoses pela sua ação antifúngica.

      As doses diárias de alho para o consumo ainda são discutidas. A Associação Americana dietética fala em 600 a 900mg de alho ao dia, ou seja, um dente de alho fresco cru.

     É preciso então ter cuidado com seu consumo exagerado, principalmente em gestantes onde pode aumentar a contração uterina, em lactantes, onde pode causar cólicas ao bebê e em pessoas com alteração da coagulação para não gerar sangramentos.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O que há de novo?


Tecnologia da Nasa no Protetor Solar


 O protetor solar Anthelios Airlicium tem um sensorial diferenciado seco e toque sedoso, especialmente para peles oleosas ou com tendência a acne. Homens que possuem um funcionamento maior das glândulas sebáceas também se beneficiam com seu uso.

 Na sua composição um sistema filtrante protege contra os raios ultravioleta A e B, resistente à água.

 Sem parabenos e óleo, com água termal calmante e antioxidante e micropartículas que absorvem a oleosidade e o suor à medida que são liberados na pele, dando uma sensação de rosto limpo o dia todo.

 Sua formulação contém sílica e micropartículas encapsuladas em 99% de ar, o que oferece controle do brilho ativado  toda vez que a pele produz oleosidade ou umidade. Esta substância é chamada de aerogel, onde se consegue extrair a porção líquida do gel, substituindo-a por gases.

 Graças a este processo, o aerogel é um material menos denso e mais leve do mundo: 99.9% dele é composto por espaços vazios repletos de ar. Estes espaços captam o óleo que vai sendo liberado na pele. 

 O aerogel pode ser usado para outros fins como por exemplo no revestimento interno no solado de calçados usados para caminhar sobre a neve e na limpeza de óleo derramado nos oceanos. A NASA usou o aerogel para capturar poeira espacial com a sonda Stardust e como isolante térmico nos trajes espaciais.
Seguindo a mesma tecnologia, o BB Blur Effaclar é uma base uniformizadora para peles oleosas que absorve o óleo e o suor por 9 horas. Ainda, possui um efeito óptico de reflexão da luz que encobre imediatamente imperfeições, uniformiza poros dilatados e linhas finas. A textura é muito leve e não agrava a acne. O pigmento de ferro presente na base oferece o efeito extra de filtro solar físico.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Seja um "checador da pele"

Compartilho com vocês o bonito vídeo da campanha:"Seja um checador da pele", isto é, olhe detalhadamente a sua própria pele e a de alguém que você ama. Se descobrir alguma mancha escura ou irregular, procure seu médico para prevenir o câncer de pele tão comum nos dias de hoje.

Site da campanha Skinchecker


“A comida pode ser seu remédio”

Alimentos funcionais


 Por definição são alimentos que oferecem benefícios extras na redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, além do seu valor nutritivo, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

 Estes benefícios podem ser na área do sistema gastrintestinal, cardiovascular, no metabolismo ou como antioxidantes.

 Para ser um alimento funcional, ele deve apresentar em primeiro lugar a função nutricional, depois a sensorial ou gustativa e por último os benefícios extras de prevenção de doenças.

 Nada mais são do que alimentos consumidos na dieta normal, em que a propriedade funcional foi comprovada pelo meio científico.

 Já os nutracêuticos são alimentos ou parte de um alimento que apresentam benefícios médicos e de saúde; não apenas prevenção, mas também usados no tratamento de doenças.

 Enquanto o alimento funcional é um alimento comum, o nutracêutico inclui suplementos vitamínicos, produtos projetados e alimentos processados.

 Após a revolução industrial, houve uma mudança nos hábitos alimentares do homem que passou a consumir alimentos excessivamente refinados como o açúcar, sal e arroz, além de muita gordura saturada. E para piorar o quadro, reduziu o consumo de fibras alimentares. Estas mudanças levaram ao aparecimento de doenças crônicas como o diabetes, a obesidade, a hipertensão e o câncer.

 Apesar da tendência atual da preocupação cada vez maior com sua saúde e alimentação, o modo de vida corrido acaba levando ao consumo de alimentos processados, de rápido preparo, distanciando o homem do alimento natural.

 Há muitas evidências científicas de alimentos melhorando o funcionamento mental, físico, resistência a doenças, melhora do sistema imunológico, perda de peso, retardo no envelhecimento, etc.

 O que Hipócrates pregava há muitos anos como comer mais grãos, frutas e vegetais deve ser recuperado nos dias de hoje.

 O problema das grandes cidades é a maneira como estes alimentos são cultivados, de forma transgênica, com acréscimo de hormônios e agrotóxicos, além de solos pobres em nutrientes, que modifica os verdadeiros benefícios do alimento natural. Por isso fica cada vez mais importante analisar a origem destes alimentos.

 Ao consumidor cabe cobrar das autoridades uma real vigilância dos alimentos para que estes sejam seguros ao nosso consumo e medidas para torná-los acessíveis em custo a todos.

 Nas próximas semanas vamos falar de vários alimentos e suas funções benéficas ao nosso organismo. Uma boa semana e até lá.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Nova Série

 Querido seguidor(a) bom dia!
 Nas próximas segundas vamos começar uma série de publicações chamada de: "A comida pode ser seu remédio."
 Hipócrates há 2500 anos já havia descoberto os benefícios da alimentação quando falou: "Deixe a comida ser o remédio e o remédio ser a comida".
 E você já ouviu aquele velho ditado: " O peixe morre pela boca"?
 Vamos falar de alimentos funcionais que ajudam a prevenir e auxiliam em várias doenças. Não perca. 

 E se você ainda não é seguidor, para não perder as publicações torne-se seguidor pelo Google+ cadastrando seu e-mail ou na página do Facebook do Dermatual.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O que há de novo ?

Ritual de limpeza


Edelweiss
 Uma limpeza ideal da pele inclui o lavar com um bom sabonete, uma esfoliação semanal ou quinzenal dependendo da pele, e tonificação com um tônico que não irrite a mesma.

 Os limpadores da linha Under Skin são à base de extratos vegetais, com a finalidade de proporcionar o máximo de limpeza com um sensorial suave, sem comprometer a hidratação, o pH natural e a barreira protetora da pele.

  O cleanser pode ser usado por todos os tipos de pele, composto por extrato de Camomila, Calêndula e Hamamelis.

 O scrub é um esfoliante facial com grânulos pequenos do arroz e aveia coloidal, que colaboram para a não irritação da pele e fucogel que faz uma barreira protetora.

 Os tônicos é que se diferenciam em dois tipos, um para pele normal, seca ou delicada, sem álcool e extratos calmantes, Romã (clareadora), Linum ou a linhaça (rica em ácidos graxos) e Malva (adstringente, emoliente e anti-inflamatória). E o segundo para pele oleosa com extrato de Edelweiss (rica em flavonóides, anti-oxidante) e um teor baixo de álcool para não causar o efeito rebote da oleosidade.


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Prevenindo a tristeza

Probióticos melhoram o humor


 A suplementação de probióticos pode atuar como um adjuvante para melhorar ou prevenir a depressão.

 Um estudo mostrou que a introdução na dieta de probióticos contendo Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium lactis, Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus brevis , Lactobacillus casei, Lactobacillus salivarius, e Lactococcus lactis por 4 semanas reduziu a reatividade cognitiva para o estado triste. 

 Mas o que é a reatividade cognitiva?

 A reatividade cognitiva tem um papel principal no desenvolvimento e na manutenção da depressão.

 É, na verdade, um marcador de depressão. Ela é composta por ruminação de ideias agressivas, ou seja, ideias recorrentes ruins que acabam por causar irritação e stress. Além disso, a reatividade cognitiva é composta por pensamentos agressivos; aqueles onde a pessoa deseja realizar atos que possam ferir ou agredir a si mesma. Ainda, falta de esperança ou perda da motivação para o  futuro e  ideias suicidas. O grau de intensidade destas ideias é que irá determinar se será apenas um estado de melancolia ou de depressão instalada.

 Resumindo, os participantes do estudo diminuíram pensamentos agressivos e a “ruminação” de ideias negativas após a ingesta de probióticos.

 Outro estudo foi baseado na ingestão de Lactobacillus helveticus e Bifidobacterium longum com melhora do stress psicológico. Os Lactobacilos casei Shirota dados por 2 meses reduziram os sintomas de ansiedade na síndrome de fadiga crônica em outra pesquisa.

 Vamos explicar porque isto acontece.

 O intestino e o cérebro estão intimamente interligados por vias bidirecionais de comunicação, vias estas neurais, endócrinas e imunológicas.

 Esta comunicação envolve também a microbiota habitante do intestino que produz e libera moléculas sinalizadoras que interferem na regulação do cérebro e consequente alteração de comportamento do indivíduo.

 Modificando estes habitantes intestinais com as bactérias do bem ou os probióticos, pode-se modificar as respostas ao stress e sintomas de ansiedade e depressão.

 Estudos posteriores mostraram que a microbiota aumenta os níveis de Triptofano no sangue e consequente elevação dos níveis de Serotonina. Além disso, estas bactérias faziam uma verdadeira barreira intestinal impedindo a penetração de toxinas que desencadeariam todo o processo inflamatório.

 Estas conclusões são relativamente recentes e mais estudos estão sendo realizados para definir quais os tipos principais de probióticos que atuam nesta modulação do comportamento triste.

 Como a incidência de casos de depressão e ansiedade vem crescendo na atualidade, esta medida preventiva simples de introdução de probióticos na dieta torna-se cada vez mais importante.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O que há de novo?

Hidratante labial


 O frio, o sol, o vento e medicações como a isotretinoína podem causar um ressecamento intenso nos lábios até com inflamação chamada de queilite.

 Para evitar esta alteração há bons produtos no mercado.

 O Skin Sec hidratante labial possui ácido hidroxidecenóico que aumenta a produção de filagrinas e involucrinas, levando a uma hidratação de 6 horas nos lábios. Ainda ceras que fazem um verdadeiro filme protetor, vitamina E e F, capazes de reduzir inflamações nos lábios causadas pelo frio e medicações que os ressecam muito. É transparente, sem sabor ruim ou perfume, podendo ser usado por homens também.





 O Epidrat labial é outra opção, que além de hidratar, tem filtro solar FPS30 e ação à prova d'água de 80 minutos.


 O Hidradeep labial é composto por manteiga de Karité e ceras vegetais, além de filtro FPS30 resistente a água.


 Outros hidratantes muito bons que merecem ser lembrados são o Cold Cream da Avene tanto o Stick como o bálsamo labial, o Cetaphil labial e o Ceralip. São usados como reparadores labiais e embaixo do batom aumentando a duração do mesmo e suavizando pequenas linhas.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Cuidados especiais para cabelos étnicos



Aprendendo a cuidar dos cabelos


 Para saber quais os cuidados devemos ter com os cabelos étnicos precisamos primeiramente entender as diferenças na constituição destes cabelos.

 Os cabelos da raça negra são frequentemente encaracolados, secos e ao contrário do que pensamos, mais frágeis e necessitam de maiores cuidados pois tendem a se romperem. Eles possuem menos camadas na cutícula que é a camada externa do cabelo; ou seja, menos proteção aos agentes agressores.

 Além disso, muitas pessoas hoje em dia fazem tratamentos vários para torná-los lisos e maleáveis, o que fragiliza ainda mais os cabelos. Os tratamentos químicos danificam a cutícula e substâncias nocivas podem penetrar mais facilmente, além de perderem a água para o meio e ficarem mais secos.

 Estes tratamentos incluem alisamento térmico temporário (chapinha), alisamento químico permanente, ondulação permanente, apliques e prolongamentos, tranças, torções, etc.

 Estes cabelos acabam apresentando vários distúrbios ao longo da vida.

 Muitos sofrem de quebra ou falhas no cabelo por tração. É comum notarmos uma falha nos cabelos ao longo da borda do couro cabeludo, chamada de alopecia de tração, causada pelo ato de escovar com forte tração para alisá-los. Além disso, penteados que puxem muito os cabelos como tranças, rabos de cavalo, apliques, "locks" e rolos de cabelo também podem causar estas falhas.

  Alguns apresentam dermatite seborreica, ou a popular caspa, pelo uso exagerado de géis, pomadas ou cremes gordurosos no próprio couro cabeludo. O correto seria evitar o calor excessivo da água no banho ou secadores e não prender os cabelos ainda molhados para evitar o surgimento de fungos que adoram a umidade. Ainda, não aplicar jamais condicionador no couro cabeludo, apenas nas pontas e fios.

 Outro problema que ocorre com este tipo de cabelo é a chamada tricorrexia nodosa adquirida, isto é, formam-se nós nestes cabelos e sobre estes nós eles se quebram. Para evitar que isto aconteça, após lavar os cabelos é importante o uso de um condicionador próprio nos fios, preferivelmente composto por proteínas hidrolisadas, queratina, macadâmia, óleos essenciais hidratantes como o de laranja ou sálvia e óleos vegetais como de castanha do Pará, jojoba, abacate ou côco. Aplicar também produtos que não precisam de enxágue, os "leave-in" com silicone que fazem uma película protetora e óleos essenciais.

 Substâncias presentes nos cremes que devem ser evitadas são o petrotato (petrolatum), parafina (paraffinum liquidum) e óleo mineral (mineral oil), porque não hidratam verdadeiramente os fios e podem causar irritações no couro cabeludo. Devemos dar preferência aos óleos vegetais que possuem ácidos graxos e vitaminas que hidratam e nutrem os cabelos.

 Para aquelas pessoas adeptas dos alisantes químicos, solicitar ao cabeleireiro que aplique uma base sobre o couro cabeludo antes do relaxante. Sempre utilizar um relaxante mais leve ou  fórmula para couro cabeludo sensível e retardar ao máximo os retoques frequentes. De vez em quando dar umas férias aos cabelos, preferindo penteados naturais sem química. Penteados leves com os dedos são os mais indicados.

 A hidratação com condicionador ou "leave-in' deve ser diária, mas banhos de creme só uma vez por semana e se possível reconstrução uma vez por mês. O xampu de preferência sem lauril sulfato de sódio que é um detergente potente; o condicionador próprio para o tipo de cabelo ou hidratante, o "leave-in" ativador de cachos e o sérum reparador de pontas anti- frizz.

 Quando bem tratado, o cabelo étnico é maleável e mais sedoso ao toque e dá um charme todo especial.