quarta-feira, 18 de março de 2015

Alimentos Funcionais

Alimentos funcionais -pro e prebióticos


São alimentos que além dos benefícios que trazem por seu valor nutritivo, tem papel importante na redução do risco de certas doenças crônicas, aumentando a nossa qualidade de vida. Na verdade são alimentos conhecidos que fazem parte da dieta usual. Os alimentos funcionais não são alimentos enriquecidos com vitaminas e sais minerais.

A legislação americana (FDA) classifica os alimentos funcionais em cinco grupos: Alimento, suplemento alimentar, alimento para uso dietético, alimento-medicamento ou droga. A legislação brasileira define que o alimento tem propriedades funcionais boas à saúde, ao crescimento e desenvolvimento.
Exemplos destes alimentos são os probióticos, prebióticos e simbióticos.

O que são os probióticos?
Os probióticos são microrganismos vivos que irão agir sobre os nossos microrganismos habitantes intestinais resultando num aumento de resistência a infecções por patógenos. Ajudam a prevenir infecções gastrintestinais, melhora do sistema imunológico, melhor digestão da lactose em indivíduos intolerantes, alívio da prisão de ventre e melhor absorção dos nutrientes da nossa dieta. Ainda, há estudos que mostram a melhora de quadros alérgicos, infecções urinárias das mulheres, melhora dos níveis de gordura no sangue e até da pressão arterial.
Os iogurtes e leites fermentados são exemplos destes alimentos com probióticos.


E os prebióticos?

Os prebióticos são alimentos não digeríveis como oligossacarídeos e fibras dietéticas. Eles mudam a atividade e a composição dos microrganismos que habitam o nosso intestino. Isto é, podem reduzir organismos vilões causadores de doença ou aumentar os bonzinhos.

Além disso,os  prebióticos melhoram a absorção de cálcio e até a redução do risco de câncer de cólon. A chicória é rica num prebiótico chamado de Inulina, ajudando a reduzir as gorduras no sangue e estabilizar os níveis de glicose, retardando doenças do coração e o diabetes. Outras boas fontes são: a cevada, a aveia e a polpa desidratada da maçã. Outros prebióticos chamados de FOS (Frutooligossacarídeos) podem ser encontrados nas alcachofras, aspargos, beterrabas, banana, alho, cebola,tomate,tubérculos  como o yacon.

Os simbióticos são a combinação dos probióticos com prebióticos num mesmo alimento.
Estes alimentos, porém devem ser consumidos nas quantidades certas para cada pessoa, porque podem aumentar o número de evacuações, flatulência ou causar distensão abdominal.

Sem comentários:

Enviar um comentário