segunda-feira, 9 de março de 2015

Por que envelheço?

Por que eu envelheço?

    

Em determinado momento da vida você recebe um convite para uma reunião de antigos colegas da escola ou da faculdade que não vê nem tem notícias há muitos anos. Então para, pensa, sai um pouco da realidade corrida da vida de trabalho, família, monografia para entregar, dificuldade do filho na escola, e então se dá conta de que o tempo passou muito mais rápido do que desejava.
Corre até o espelho mais próximo e analisa a si mesmo. Como será que estou? Será que irão me reconhecer? Será que mudei tanto assim? E deixando a atenção fugir um pouco de seu rosto: como estarão os colegas? Mas decide mesmo com tantas dúvidas, ir ao encontro e rever seus companheiros de turma de peito aberto sem rancores ou medos.
Ao chegar abraços, sorrisos; alguns estão intocáveis, outros você reconhece pela voz apenas, outros ainda mais bem cuidados e divertidos.

Mas por que será que algumas pessoas envelhecem e outras não, ou pelo menos não aparentam...

Fonte: Dra. Silvia
O nosso organismo apresenta dois mecanismos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco. O intrínseco, verdadeiro ou cronológico é o envelhecimento causado pela ação direta e inevitável do tempo comum a todos nós. Já o extrínseco é gerado precocemente pelos raios repetidos do sol, poluição, stress, má alimentação e tabagismo além de outros fatores. A pele, por exemplo, torna-se lisa, fina, frágil, com aparência de um pergaminho, seca, pálida com perda da elasticidade e flacidez. Manchas pigmentadas irregulares ou esbranquiçadas entremeadas e as temidas rugas. Os pêlos também se tormam mais finos e rarefeitos. As unhas frágeis, sem brilho e quebradiças. A camada gordurosa só diminui onde não desejamos, na face, nádegas, mãos e pés. E o tecido ósseo também vai nos deixando “porosos”. Neste ponto só continuam crescendo as partes cartilaginosas da orelha e nariz.
Ao longo das postagens vamos falar de alimentos, vitaminas e nutrientes (nutracêuticos) que são antioxidantes e combatem os temidos radicais livres ou toxinas que causam o envelhecimento e morte das células de vários tecidos do nosso corpo. Ingredientes e ativos cosméticos, cosmecêuticos realmente eficazes nesta luta diária contra o envelhecimento. Ainda, aprender sobre a fotoproteção correta e cuidados com a pele e cabelos.

Por enquanto vamos voltar à nossa reunião. Lembra-se de professores, apelidos, situações engraçadas e apuros da época da escola. Neste momento o tempo não passou. O “Gigante” é o “Gigante”, o outro ainda é o “Magro” e você voltou a ser a “Picurruxa”.  A alma não envelhece, a menos que queira. A lição que tiramos é que é preciso cantar, dançar, rir mais de si mesmo, cercar-se de pessoas que realmente querem o seu bem, olhar as pequenas coisas da natureza ao redor como verdadeiros presentes do Divino. E se ainda sobrar um tempinho, dedicar-se ao outro com o amor que agora transborda de você.  E então volta para casa do encontro renovado, sentindo-se jovem novamente.  


Sem comentários:

Enviar um comentário