segunda-feira, 16 de março de 2015

Rosácea é acne?

Rosácea é acne?


Fonte: Dra Silvia
Nos livros encontramos que a Rosácea é uma doença da pele de longa evolução inflamatória caracterizada por vermelhidão e/ou pequenas bolinhas vermelhas (ou pápulas) e pequenos vasos aumentados (telangiectasias) principalmente no centro do rosto de mulheres entre 30 e 50 anos. No consultório, porém, ao longo destes vários anos muitas jovens com menos de20 anos e homens me procuraram com estas lesões. Estes pacientes vinham sendo tratados erroneamente de acne com ácido retinóico e salicílico e só pioravam com mais irritação da pele e vasos dilatados.

Como começa a rosácea?

No início a rosácea pode passar despercebida porque apresenta vermelhidão temporária desencadeada por alguma emoção como vergonha ou exercício físico. Aos poucos, surge uma sensação de calor intenso ou queimação que avisa a pessoa quando vai ficar extremamente vermelha a sua face. Esta vermelhidão pode ficar permanente e surgirem pequenas pápulas (bolinhas) ao redor da boca, nariz, queixo e bochechas.
Un ancià i el seu nét,
Domenico Ghirlandaio
Uma variante da rosácea é a ocular, podendo apresentar inflamação da borda dos cílios e conjuntivite. Nestes casos o médico oftalmologista deve examinar também para excluir uma ceratite ou ulceração com opacificação da córnea.
O rinofima é um grau mais avançado da rosácea onde há dilatação e inchaço do nariz principalmente, mas não exclusivo dos homens. Este pode ser tratado com laser fracionado com bons resultados.                                                               

E o tratamento? 

O tratamento da rosácea pode ser feito com cremes calmantes até antibióticos por boca dependendo do grau de inflamação. Ainda sessões de luz pulsada podem reduzir muito a vermelhidão e os pequenos vasos faciais, além de melhorar a qualidade da pele como um todo.
Eu sempre falo aos pacientes que tão importante quanto o tratamento é evitar os fatores desencadeantes ou de piora da rosácea como a cafeína, alimentos condimentados ou quentes, o álcool e o sol.
Quando a sensação de calor extremo facial surge, uma boa dica é usar e abusar das águas termais calmantes em spray ou chá de camomila gelado em compressas sobre a pele.
Há produtos no mercado muito bons para “acalmar” o rubor da pele a base de extrato de ruscus, dextrano, neurosensine. Como sempre nunca se esquecer de uma boa fotoproteção. 


3 comentários:

  1. Muito bom, Silvia. Texto curto, mas contendo todas as informações necessárias. obrigada, querida bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Continue mandando sugestões de assuntos que deseja saber um pouquinho mais. Bjs

      Eliminar