quinta-feira, 5 de março de 2015

Piolho

Um morador estranho na cabeça do meu filho


Certo dia o seu filho chega a casa se queixando de forte coceira no couro cabeludo e você olha, olha e não vê nada. Resolve então comprar um xampu anti-caspa com nome em inglês (que deve ser melhor) e não resolve mesmo assim. Quem serão estes habitantes invisíveis estranhos na cabeça dele?
Provavelmente deva se tratar da pediculose do couro cabeludo, ou popularmente chamada de “piolhos”. A pediculose da cabeça é uma doença causada por um parasita com o nome de Pediculus humanus capitis. Ele costuma afetar crianças na idade escolar e mulheres.

Como eu posso pegar o piolho?

É transmitido através do contato muito próximo entre as pessoas, ou indiretamente pelo compartilhamento de pentes, escovas e bonés de indivíduos infectados.
Geralmente em pessoas de boa higiene há poucos parasitas, por isso são raramente encontrados. Parecem a olho nu pequenas pulgas pretas, mas nos cabelos escuros fica ainda mais difícil de achá-los.

“Então o meu filho só finge que toma banho e não tem higiene?”

Não. Qualquer um pode pegar o piolho.
Lêndeas
A pediculose pode apresentar ainda pequenos pontos brancos semelhantes à caspa, mas estes são aderidos, cimentados nos cabelos. Quando passamos a mão no fio de cabelo eles não se soltam e não caem como a caspa. Estas são as lêndeas ou ovos. Ainda, é comum encontrar pequenas bolinhas vermelhas ou pápulas no pescoço ou nuca e até feridas da coçadura e gânglios aumentados no pescoço.
Outras pessoas da família ou colegas da escola também podem ter coceira na cabeça.

Como saber se estou com piolhos?

Se não conseguir encontrar nem os piolhos nem as lêndeas é melhor procurar o médico. Este, com uma lupa, pode vê-las ou com a lâmpada de Wood elas brilham na cor azulada.

Como tratar?


Eu me lembro da minha infância no grupo escolar com crianças da classe vindo carecas, com os cabelos raspados. Que tristeza! Hoje em dia não é necessário raspar os cabelos.
Há vários xampus contendo permetrina que devem ser usados uma vez, um pouco antes do banho e aplicados no couro cabeludo e cabelos, previamente molhados, especialmente na nuca e atrás das orelhas, deixando-o por dez minutos. Depois deve-se enxaguar bem e secar com uma toalha limpa.
Se forem observados piolhos, depois de 7 a 14 dias, após a primeira aplicação, pode-se repetir o tratamento. Se o xampu não resolver, o médico pode prescrever um comprimido à base de ivermectina. Mas isto não é tudo. As lêndeas, ou ovos podem eclodir ou se abrir após uma semana e liberar mais parasitas. É importante removê-las manualmente. Para isso, deve-se aplicar uma mistura de vinagre com água metade de cada e deixar na cabeça coberta por touca plástica por meia hora. Assim elas devem se soltar mais facilmente dos fios. Depois é só passar um pente fino nos cabelos. Não se esquecer de lavar as roupas de cama com água quente ou fervê-las e limpar bem pentes e escovas porque os piolhos podem sobreviver por poucos dias fora da cabeça nos objetos.
Se a coceira for grande o médico pode prescrever anti-histamínicos via oral.

Como prevenir?

No calor é melhor ir com os cabelos presos para a escola, examinar com frequência a cabeça das crianças e principalmente não compartilhar escovas, pentes, bonés, tiaras. Converse com outras mães para tratarem seus filhos se apresentarem os mesmos sintomas. Isto para não ficar aquele “ ping-pong” de piolhos indo e voltando da cabeça de um para a do outro.

Ah! E não use querosene na cabeça porque é tóxico.

7 comentários:

  1. Se quiser acompanhar as postagens clique no botão de seguidores do lado direito da tela, ou no botão seguir do lado da foto no google+

    ResponderEliminar
  2. Adorei este Blog , muito util ! , Serei sua seguidora diaria . Parabens !!!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo blog, Dra. Silvia. Tenho certeza que vai ajudar muita gente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela força; suas sugestões são sempre bem vindas. Bj

      Eliminar
  4. Parabéns Dra. Silvia. É muito bom saber como se livrar desses parasitas indesejados. Recebi uma vez do colégio da minha filha um aviso de que haviam crianças com piolho lá. Ainda bem que ela não pegou. Mas e se tivesse pego? Bom saber como livrar-se deles. Obrigada! Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Que bom que gostou . Amanhã e todas as segundas virá mais uma publicação. Bj e continue nos dando sugestões.

    ResponderEliminar