segunda-feira, 20 de abril de 2015

Herpes simples

“A minha febre estourou a boca”


  Algumas pessoas se queixam de após um quadro de resfriado ou febre surgirem lesões dolorosas ao redor da boca. Mas é a febre que causa isso?
  Na verdade, a infecção é causada pelo vírus Herpesvirus hominis e admite-se que 90% da população já tenha entrado em contato com ele.
  A primeira infecção pelo vírus geralmente ocorre na infância e passa despercebida. Em alguns casos o doente pode apresentar lesões dentro da boca como aftas esbranquiçadas muito doloridas e trata-se da gengivoestomatite.  Estas lesões são tão dolorosas que dificultam a criança de comer.
  Crianças com a imunidade deprimida podem apresentar até distúrbios neurológicos, a meningoencefalite herpética. A criança tem febre alta, o estado geral está comprometido e tem muitos gânglios aumentados no pescoço.
  Os sintomas variam de acordo com o estado imunológico do paciente; quanto melhor a alimentação e o estado geral, mais rápida e benigna é a evolução da doença.
  Após esta primeira infecção, muitas pessoas  se tornam portadoras do vírus, isto é, ele fica escondido quieto no seu organismo e após algum stress físico ou fator desencadeante ele volta a aparecer. Nestes casos, o indivíduo adulto apresenta um ardor inicial avisando que algo está por vir. Depois surgem pequenas bolhas agrupadas em cima de uma pele avermelhada perto dos lábios, nariz ou até em outros locais como nádegas e genitais. Em geral esta infecção dura uma semana e pode até regredir sozinha. Costuma aparecer sempre nos mesmos locais, daí o nome de herpes recidivante.
  Os fatores que costumam fazer o herpes reaparecer são: o sol ou exposição a muito frio, stress e outras infecções que deprimam a resistência da pessoa. Então a febre que o paciente relata antes das bolhinhas na boca pode ser da outra infecção ou mesmo do próprio herpes se instalando.
  O tratamento é feito com cremes tópicos ou comprimidos à base de drogas antivirais como o aciclovir, fanciclovir ou valciclovir geralmente por 5 dias. Para evitar as recidivas é importante usar protetor labial sempre que se expuser ao sol e cuidar bem da saúde geral para aumentar as resistências do organismo. As vacinas anti-herpéticas dão resultados variados, muitas vezes prolongando os períodos sem o herpes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário