quarta-feira, 8 de abril de 2015

Seja sal na vida de alguém

 O tempero do mundo


  Todos os dias temos demonstrações de pessoas iluminadas realizando ações que tornam o mundo um pouquinho melhor.  Estas pessoas passam despercebidas aos nossos olhos e ouvidos se não aguçamos os sentidos, se não paramos um minutinho para prestar atenção durante a correria do nosso dia a dia. De fato, estas pessoas não viram notícia na rede de televisão mais famosa. Não aparecem nas redes sociais e não recebem nenhum prêmio. Na verdade o valor está no ato puro e simples sem qualquer desejo de recompensa.
  No feriado de Páscoa a família se reúne e é o momento de dividir estórias. Meu irmão acabara de se mudar de casa. Um amigo de meu irmão percebe na vizinha do outro lado da rua, uma mulher solitária, viúva, carente de atenção. Os outros vizinhos comentam que é uma mulher depressiva e amargurada, mas ninguém quer mesmo se aproximar e saber seus motivos; ninguém quer perder tempo com alguém sem nada a oferecer, nem mesmo um sorriso. Este amigo, porém resolve preparar um almoço especial para ela. Meu irmão é seu cúmplice e oferece a casa e os alimentos.
  Neste momento da estória alguém comenta :” Mas você vai ter prejuízo se ficar oferecendo almoços para qualquer um”. Não é todo mundo que percebe que esta vizinha não é qualquer um, é alguém que precisa muito resgatar a vontade de viver e a esperança nas pessoas. Um simples almoço pode ser o único momento da vida dela onde alguém lhe doou seu tempo e sua atenção.
  Mas voltemos ao almoço. Ela se senta com cuidado, ainda desconfiada de tanta atenção. Sim, porque quem não está acostumado com carinho chega a ter medo dele, a pensar que há alguma intenção por trás. Como conheço este amigo do meu irmão e sei que ele cozinha muito bem e em cada alimento há um cuidado especial, imagino que o almoço tenha sido inesquecível para a vizinha solitária. Ela conta sobre sua família que restou que mora muito longe e sobre a saudade sua companheira diária. A partir deste dia, a vizinha sorri e cumprimenta meu irmão e o amigo. Trocam conversas e experiências. Ela não está mais sozinha e a distância do outro lado da rua encurtou.
  Eu estava almoçando com a família na casa do meu irmão quando ele me contou a estória. Ao final do almoço recebi do amigo um sal marinho especial vindo da África do Sul. Ele sabe que também gosto de cozinhar e me preocupo em preparar os alimentos de forma saudável. Ele me fala dos benefícios do tal sal e das variedades de cores e propriedades, dependendo da área de onde procedem.
  Na verdade, ele e meu irmão me entregaram mais do que um sal.  Eles são os verdadeiros “sal do mundo”, as pessoas que transformam as nossas vidas em momentos saborosos de convívio humano. 


Sem comentários:

Enviar um comentário