segunda-feira, 27 de abril de 2015

Intolerância à lactose

 Leite de côco


  Uma excelente alternativa para as pessoas intolerantes à lactose como eu que não gostam do sabor do leite de soja é o leite de côco.
  Além de ser delicioso é saudável. Fornecedor de energia rápida porque é rico em carbohidratos e ácidos graxos de cadeia média, sendo raramente armazenado como gordura corporal. Pelo contrário, ele estimula a função da tireóide  e ajuda a emagrecer.
Para produzir o leite de côco é preciso abri-lo e extrair a polpa branca e bater no liquidificador com um pouco de água morna.
  A gordura existente no côco eleva o colesterol bom, protetor, o chamado HDL. Assim ajuda a diminuir o risco de doenças do coração e arteriosclerose, ao contrário do que se falava antigamente.
  Enquanto nos países onde o consumo de alimentos altamente industrializados os habitantes morriam de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral, nos países onde o consumo do leite e óleo de côco era elevado, como Papua Nova Guiné, isso não ocorria.

 

 Mas o leite de côco não é muito gorduroso?

  Ele pode conter dependendo da sua diluição, de 15 a 20 por cento de gordura, enquanto o creme de leite de vaca contém 30 a 35 por cento de gordura. Além disso, o tipo de gordura é diferente. Ele é rico em ácidos graxos de cadeia média que são queimados pelo corpo mais rapidamente do que outros tipos de gordura, sendo raramente armazenados como depósitos de gordura. Mas não é por isso que podemos exagerar. Se um indivíduo quer emagrecer não deve exceder o consumo diário de 60 ml de leite de côco e de 30 ml de óleo de côco.


  Leite de côco é bom para a acne

  O leite de côco contém ainda ácido láurico um agente antimicrobiano que ajuda a combater infecções como o herpes vírus, resfriados e fungos como a Candida. Este ácido também age sobre as bactérias causadoras da acne, o Propionibacterium acnes. Ainda, ele atua na redução da produção do sebo também, ao contrário do leite de vaca que possui mais de vinte hormônios e estimula a piora da acne.


 Como encontrá-lo?

  Como qualquer alimento a sua procedência é importante. O leite de côco orgânico é engarrafado sem aditivos. Se for usar leite de côco orgânico em pó, dilua 2 ou 3 colheres do pó para um copo de água. Este apresenta uma fibra especial a acácia que agrega mais benefícios ao leite de côco. Esta fibra oriunda da árvore Acacia Africana atua sobre o movimento peristáltico do intestino de forma suave, melhora as bactérias intestinais como falamos na matéria de prebióticos e é antinflamatória para o intestino.
  Uma receita boa para o lanche é adicionar 500g de frutas frescas como manga, banana, morangos, amoras à 400 ml de leite de côco orgânico, 4 colheres de sopa de mel orgânico, ¼ de colher de chá de baunilha orgânica e bater no liquidificador.
É importante ressaltar que o leite de côco não é o substituto ideal para os bebês com alergia ao leite de  vaca porque não possui os nutrientes necessários para esta faixa etária. 

Sem comentários:

Enviar um comentário