segunda-feira, 1 de junho de 2015

Uma porção diária de veneno na nossa comida

 Pesticidas e agrotóxicos

  
Os pesticidas são os responsáveis por várias doenças crônicas da atualidade.
  Eles estão presentes em grande quantidade nas maçãs, tomates, uvas, folhas verdes da salada e pimenta, além de outras frutas.
  Há estudos demonstrando que eles podem causar câncer, diabetes, autismo, distúrbios reprodutivos, mutações, asma, defeitos de nascimento, Parkinsonismo, Alzheimer, alterações hormonais e outros.
  Além dos pesticidas, os agrotóxicos também são responsáveis por várias doenças. Infelizmente o único meio eficaz de evitarmos a sua ação tóxica é consumindo os alimentos orgânicos.
  De acordo com o Greenpeace, uma organização ambientalista, estes alimentos orgânicos contém uma quantidade vestigial ou mínima de pesticidas, uma vez que é quase impossível  evitar totalmente a sua presença.
  Nos alimentos normais, por outro lado, há um verdadeiro “cocktail” de vários venenos. As autoridades falam que a mistura destes pesticidas e agrotóxicos é segura para a saúde. Mas alguns estudos alertam para o fato das misturas poderem causar efeitos no nosso corpo totalmente imprevisíveis e desconhecidos.
  Mesmo que a quantidade destes venenos seja permitida pelas autoridades, a escolha por produtos orgânicos não melhora só a nossa saúde, mas também a qualidade do meio ambiente. Isto porque estes produtos são cultivados com os cuidados necessários para preservar o meio e a natureza.
  O problema é o custo elevado destes produtos que dificulta o seu consumo regular.
  Como sabemos que os agrotóxicos se acumulam mais na casca das frutas e legumes e na gordura das carnes, leite e derivados, o melhor é lavá-los com esponja e consumir estes alimentos retirando a casca, a pele e a gordura. Uma receita que encontrei para tirar um pouco destes venenos consiste em deixar as frutas e verduras 15 minutos de molho numa mistura de 900 ml de água, 100 ml de vinagre branco e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois é só enxaguá-las em água e estão prontas para o consumo. Eu pessoalmente acredito que este banho serve para higienizar os alimentos e não retirar os agrotóxicos, mas na impossibilidade de consumir os alimentos orgânicos vale a tentativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário